O QUE É O TLC?
Luís Antônio Bortolin e Mônica

1. O que é?
É uma experiência da graça de Deus que acontece em dois dias em meio a muita alegria, trabalho em grupo e oração.
Deus propõe... e chama. Ao jovem cabe dar a resposta. Como os Reis Magos, ele procura uma estrela, que, uma vez encontrada, dá sentido pleno a sua vida. São dois dias e meio nos quais se tem a oportunidade de encher a cabeça de idéias e o coração de fogo; e nos quais se pode definir uma vida pôr CRISTO LIBERTADOR.

2. O Que Pretendemos?
2.1 - No plano individual: "Que fiz por Cristo?" "Que estou fazendo por Cristo?" "Que devo fazer por Cristo?" (Santo Inácio)
2.2 - No plano comunitário: com Cristo Ver, julgar, agir. Em casa, na escola, com os amigos, na paróquia, na profissão, na vida político-social, nas distrações, com os pobres etc.

3. O Que Queremos Formar?
3.1 - Comunidades apostólicas na Pastoral da Igreja que sejam vivência evangélica nos planos humano, social, político e espiritual.
3.2 - Comunidades que:
3.2.1 - vivam a espiritualidade;
3.2.2 - formem-se intelectualmente;
3.2.3 - sejam missionárias: "Ide ... pregai o Evangelho". "Farei de vós pescadores de homens."

4. Como?
4.1 - Pelas modernas técnicas de dinâmica de grupo.
4.2 - Por meio da rica e magnífica mensagem cristã.
4.3 - Estabelecendo uma comunidade de amor em Cristo, quer dizer, Cristo vivendo, agindo e amando nos corações dos jovens.

5. Por Quê?
5.1 - Primeiramente porque é o Senhor quem chama. E quando ele chama só nos resta responder.
5.2 - Depois, porque a Igreja, por meio do papa Paulo VI, dirigindo-se aos jovens, no final do Concilio, insistiu: "Abram seus corações às dimensões do mundo. Estejam atentos aos apelos de seus irmãos. Coloquem a serviço deles as suas energias juvenis. Lutem contra o egoísmo. Não se deixem levar pelos instintos da violência e do ódio que geram as guerras com todas as suas misérias. Sejam generosos, puros, cheios de respeito e sinceridade; e, com entusiasmo, construam um mundo melhor do que o que tinham seus pais".

6. Onde?
6.1 - Em uma fazenda, casa de retiro, hotel, seminário, colégios, enfim qualquer lugar onde se possa dormir, comer e reunir os cursistas e dirigentes.

7. Quando?
7.1 - Em dois dias e meio consecutivos. De preferência, começando na sexta-feira à noite e terminando no domingo à noite.

8. Concluindo
8.1 - Quer esta experiência da graça de Deus despertar líderes para ajudar na construção do Reino de Deus, portanto líderes cristãos.
8.2 - Formar comunidades de base na Pastoral da Diocese e na CNBB que vivam intensamente a vida espiritual, intelectual e apostólica, contribuindo assim para a restauração do mundo de Cristo
.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço